BONECA
CHORO DAS TRÊS
BRAZILIAN MUSIC
COMPOSITOR:
BENEDITO LACERDA
ÁLBUM:
MEU BRASIL BRASILEIRO
GRAVADORA:
SOM LIVRE
GÊNERO:
VALSA/CHORO
ANO: 2008
Choro das 3 é um conjunto
musical instrumental brasileiro
de choro. Criado
em 2002 e formado
por Corina na flauta,
Elisa no bandolim,
Lia no violão,
Adriano Andrade no cavaquinho e Eduardo Ferreira no pandeiro.
O choro,
popularmente chamado de chorinho,
é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.
O choro pode ser considerado como a
primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se
transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional,
reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu,
ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A
composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho -
a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as
flautas usadas -, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de
corda e sopro foram incorporados.
O choro é visto como o recurso do
qual se utilizou o músico popular para executar, ao seu estilo, a música
importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX. Sob o
impulso criador e improvisado dos chorões, logo a música resultante perdeu as
características dos seus países originários e adquiriu feições genuinamente
brasileiras.
A improvisação é condição básica do bom
chorão, termo ao qual passou a ser conhecido ao músico integrante
do choro, bem como requer uma alta virtuosidade de seus intérpretes, cuja
técnica de composição não deve dispensar o uso de modulações imprevistas e
armadas com o propósito de desafiar e a capacidade ou o senso polifônico dos
acompanhantes. Além disso, admite uma grande variedade na composição
instrumental de cada conjunto e comporta a participação de um grande número de
participantes, sem prefixar seu número.
Os primeiros conjuntos de choro
surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do
bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas. O
flautista e compositor Joaquim
Antônio da Silva Calado, os pianistas Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga, e o maestro Anacleto de Medeiros compuseram quadrilhas, polcas, tangos,
maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular
carioca da virada do século XIX para
o século XX, que com a difusão de bandas de
música e do rádio foi ganhando todo o território nacional. Herdeiro de toda essa tradição musical, Pixinguinha consolidou o choro como gênero musical,
levando o virtuosismo na
flauta e aperfeiçoando a linguagem do contraponto com seu saxofone e organizou inúmeros
grupos musicais, tornando-se o maior compositor de choro.
0 comentários:
Postar um comentário