ALCEU VALENÇA - FLOR DE TANGERINA

, , Sem Comentários
FLOR DE TANGERINA
ALCEU VALENÇA
COMPOSITOR: ALCEU VALENÇA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: DE JANEIRO A JANEIRO
GRAVADORA: TRATORE RECORDS
GÊNERO: MPB
ANO: 2002

Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor, compositor, instrumentista e advogado brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do agreste com o sertão. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas músicas.
Alceu lançou em janeiro de 2015 um livro de poesias pela Chiado Books. A obra O Poeta da Madrugada, segundo escreveu o jornalista e escritor José Eduardo Agualusa no prefácio, tem versos que "já trazem consigo a música, uma melodia interna, que permanece em nós, que continua reverberando em nós, mesmo depois que nos afastamos deles."
No ano de 2016, durante seu show no carnaval do Recife na madrugada de 9 para 10 de fevereiro, marco esperado anualmente por pernambucanos e turistas, convida A todos a participar do lançamento de seu filme a ocorrer em 24 de março seguinte. O convite, feito com o figurino do filme utilizado por ele e pela banda, viria a ser divulgado boca-a-boca por todos os que assistiram ao show no marco zero e pela internet.
Uma mostra chamada Ocupação Alceu Valença, organizada pelo Instituto Itaú Cultural em São Paulo de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, apresenta audiovisuais com a trajetória do artista de 73 anos, desde sua infância em São Bento do Una. Serviu de base para compor a mostra, o longa-metragem A Luneta do Tempo, musical com direção e participação de Alceu, e que venceu como melhor trilha musical no Festival de Gramado em 2014. A Amostra passa pelas influências do circo e do cinema na carreira do artista pernambucano. 
Hoje eu sonhei que ela voltava
E vinha muito mais que linda
À meia luz me acordava
Cheirando a flor de tangerina

Eu lhe amava e mergulhava
No seu olhar de onça menina
E docemente me afogava
Em suas águas cristalinas

Eu lhe amava e mergulhava
No seu olhar de onça menina
E docemente me afogava
Em suas águas cristalinas
Em suas águas

Depois sonhei que ela voltava
E dessa vez bem mais que linda
À meia luz me afagava
E sua pele era 'tão fina

Quando acordei meu bem chegava
Seria onça ou menina
Chegar assim de madrugada
Cheirando à flor de tangerina
Cheirando à flor

Depois sonhei que ela voltava
E dessa vez bem mais que linda
À meia luz me afagava
E sua pele era tão fina

Quando acordei meu bem chegava
Seria onça ou menina
Chegar assim de madrugada
Cheirando à flor de tangerina

Quando acordei meu bem chegava
Seria onça ou menina
Chegar assim de madrugada
Cheirando à flor de tangerina
Cheirando à flor.

0 comentários:

Postar um comentário