EMÍLIO SANTIAGO - NÊGA

, , Sem Comentários
NÊGA
EMÍLIO SANTIAGO
COMPOSITOR: VEVÉ CALAZANS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: COMIGO É ASSIM
GRAVADORA: PHILIPS RECORDS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1977

Emílio Vitalino Santiago (Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1946Rio de Janeiro, 20 de março de 2013) foi um cantor brasileiro. Em um congresso de otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago mostravam que o cantor tinha a voz mais perfeita do Brasil.
Seu primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins, Gilberto Gil, João Donato, Jorge Ben, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Durval Ferreira, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, dentre outros. Transferiu-se no ano seguinte para a PhilipsPolygram, permanecendo neste selo até 1984, pelo qual lançou dez álbuns, todos com pouca repercussão. Além de ganhar o concurso Rede Globo MPB Shell em 1982, com a canção Pelo Amor de Deus, foi escolhido três anos depois como melhor intérprete no Festival dos Festivais, também da Rede Globo, com a canção Elis Elis.
Uma grande fase de sucesso do cantor iniciou-se em 1988, com o lançamento do LP Aquarela Brasileira, pela Som Livre, um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. Inicialmente, planejava-se lançar apenas um LP, mas devido à grande repercussão e ao sucesso, foram lançados sete trabalhos da série Aquarela Brasileira. O projeto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nesta época, gravou músicas que se tornaram sucessos como Saigon, em Aquarela Brasileira 2 (1989), e Verdade Chinesa, em Aquarela Brasileira 3 (1990). Lançou também outros projetos como um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor, de 1995) e regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de luna, de 1996).
Assinou com a Sony Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova, que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Prosseguiu com Um sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha, e outro ao compositor acriano João Donato em 2003.
No álbum O Melhor das Aquarelas Ao Vivo, Emílio reviu o repertório de música brasileira que gravou nas sete edições da série Aquarela Brasileira. Trata-se do primeiro disco ao vivo do cantor e o segundo DVD de sua carreira, gravado ao vivo no Canecão, tradicional casa de shows do Rio de Janeiro, após Bossa Nova.
Em 2009, lançou o CD Só Danço Samba, o primeiro produzido de maneira independente, pelo seu selo Santiago Music. Em 31 de março de 2011, gravou o CD/DVD Só Danço Samba Ao Vivo, em São Paulo, que ganhou um Grammy Latino como melhor álbum de Samba–Pagode.
Nêga
Segura no pé dessa nêga
E o asfalto precisa do pé dessa nêga
Pra sambar na avenida do seu coração
Nêga
Segura no pé dessa nêga
E o asfalto precisa do pé dessa nêga
Pra sambar na avenida do seu coração

Nêga
Seu gingado me devora
Nêga
Me consome, me apavora
Nêga
Minha ala é o teu sorriso
Nêga
Meu enredo é o teu olhar

Eu vou lhe dar uma sandália bordada
De amor e carinho e fazer do meu pranto
O teu vestido
Depois pedir pra fazer do meu corpo
O seu porta estandarte
Vencer o desfile do amor

Eu vou lhe dar uma sandália bordada
De amor e carinho e fazer do meu pranto
O teu vestido
Depois pedir pra fazer do meu corpo
O seu porta estandarte
Vencer o desfile do amor

Nêga
Segura no pé dessa nêga
E o asfalto precisa do pé dessa nêga
Pra sambar na avenida do seu coração

Nêga
Segura no pé dessa nêga
E o asfalto precisa do pé dessa nêga
Pra sambar na avenida do seu coração

Nêga
Seu gingado me devora
Nêga
Me consome, me apavora
Nêga
Minha ala é o teu sorriso
Nêga
Meu enredo é o teu olhar

Eu vou lhe dar uma sandália bordada
De amor e carinho e fazer do meu pranto
O teu vestido
Depois pedir pra fazer do meu corpo
O seu porta estandarte
Vencer o desfile do amor

Eu vou, eu vou, eu vou, eu
Eu vou lhe dar uma sandália bordada
De amor e carinho e fazer do meu pranto
O teu vestido
Depois pedir pra fazer do meu corpo
O seu porta estandarte
Vencer o desfile do amor

Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou
Eu vou lhe dar... é
De amor e carinho e fazer do meu pranto
O teu vestido
Depois pedir pra fazer do meu corpo
O seu porta estandarte
Vencer o desfile do amor
Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou...

0 comentários:

Postar um comentário