THE SKATER'S WALTZ, OP. 183
ÉMILE WALDTEUFEL
SONGWRITER: ÉMILE
WALDTEUFEL
COUNTRY: U.K.
ALBUM: THE SKATERS’ WALTZ
LES PATINTEURS
LABEL: NIMBUS RECORDS
GENRE: WALTZ
YEAR: 1975
Émile Waldteufel (Estrasburgo, 9
de dezembro de 1837 – 12 de fevereiro de 1915), foi um compositor francês de música
popular assim como de numerosas obras para piano, como valsas e polcas.
Waldteufel (em alemão significa diabo
do bosque) nasceu na Alsácia numa família de músicos judeus.
O seu pai, Louis, tinha uma orquestra,
e o seu irmão Lyon era um músico muito apreciado. Quando o seu irmão conseguiu
um lugar no Conservatório de Paris para estudar violino, a família inteira se
mudou para lá. Era aí que Émile passaria o resto da sua vida.
Waldteufel estudou piano no
Conservatório de Paris de 1853 a 1857. Entre os seus pupilos estavam alguns
como Jules Massenet, o famoso compositor de ópera. Durante este tempo, a
orquestra de seu pai converteu-se numa das mais famosas de Paris, e ele era
frequentemente convidado para tocar em eventos importantes.
Com 28 anos, Émile chegou a ser
pianista da corte da Imperatriz Eugénia. Depois da Guerra Franco-Prussiana ter
dissolvido o Império francês, a orquestra começou a tocar nos corredores
presidenciais do Palácio do Eliseu; nesta época apenas alguns membros da alta
sociedade francesa conheciam Émile Waldteufel.
Em outubro de 1874 Waldteufel
tocou num evento que foi assistido pelo Príncipe de Gales, o futuro rei Eduardo
VII do Reino Unido. O príncipe ficou encantado pela valsa "de Manolo"
de Waldteufel, e isso bastou para que a música de Waldteufel passasse a ser
conhecida no Reino Unido.
The Skaters’ Waltz,
Op. 183, também chamado de The Skaters, ou francês Les Patineurs, valsa do compositor francês Emil Waldteufel escrito
em 1882. Das muitas composições de Waldteufel - incluindo mais de 200 peças
de dança - A Waltz dos Patinadores é
a mais conhecida.
Na The
Skaters’ Waltz,
TAMBÉM CHAMADA THE
SKATERS ou ainda Les
Patineurs começou a capturar a atmosfera de um dia de
inverno em Paris, com os patinadores de gelo se aventurando no rio Sena congelado. No gênero de seu rival mais Johann
Strauss , a peça de Waldteufel oferece uma seqüência de temas contrastantes: sereno e exuberante
de valsa, em vez de apenas uma única melodia. Uma passagem de abertura lenta chamada HORN COMO solo é seguida de graciosas
linhas ascendentes e descendentes nas cordas e ÁRIAS que conduzem ao
primeiro tema da valsa. Lá, novamente, o HORN assume o papel central. O ambiente invernal da peça é reforçado pelo uso de sinos
de trenó na seção de percussão.
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