TOM JOBIM E MIUCHA - PELA LUZ DOS OLHOS MEUS

, , Sem Comentários
PELA LUZ DOS OLHOS TEUS
TOM JOBIM E MIUCHA
COMPOSITOR: VINICIUS DE MORAES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: MIÚCHA & ANTONIO CARLOS JOBIM
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1977

Miúcha e Antônio Carlos Jobim é um álbum lançado em 1977.
Heloísa Maria Buarque de Hollanda(Rio de Janeiro, n. 30 de novembro de 1.937 - Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2.018), mais conhecida como Miúcha, foi uma cantora e compositora brasileira.
Neta de Cristóvão Buarque de Hollanda e filha de Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Cesário Alvim, Miúcha é irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque, e mãe da cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento com o compositor João Gilberto.
Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1.937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.
Em 1.960 mudou-se para Paris onde estudou História da Arte na École du Louvre. Em viagem de férias fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, através de quem conheceu o cantor baiano João Gilberto, tendo com ele se casado e tendo uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.
Em 1.975 fez sua primeira gravação profissional como cantora no disco The Best of Two Worlds de parceria de João Gilberto e Stan Getz. Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim em dois discos, de 1;977 e 1;979, e fez parte do espetáculo organizado por Aloysio de Oliveira junto com Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Toquinho. O espetáculo ficou em cartaz durante um ano no Canecão, Rio de Janeiro, seguiu para apresentações internacionais na América do Sul e na Europa, e deu origem a gravação Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha gravado ao vivo no Canecão(RCA Victor, 1977).
Morreu de parada respiratória em 27 de dezembro de 2.018, no Hospital Samaritano (Rio de Janeiro), onde se tratava de um câncer de pulmão.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim(Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1.927—Nova Iorque, 8 de dezembro de 1.994), mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e das principais forças do movimento da bossa nova.
Filho do diplomata gaúcho Jorge de Oliveira Jobim e da dona de casa fluminense Nilza Brasileiro de Almeida, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na rua Conde de Bonfim, n.º 634, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro(na época Distrito Federal). Mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

O trisavô paterno do compositor, José Martins da Cruz Jobim, era natural de Jovim, Gondomar, Portugal. O sobrenome de Jobim alude a essa localidade. A bisavó do compositor, Maria Joaquina, era meia-irmã do barão de Cambaí, Antônio Martins da Cruz Jobim. Era descendente, também, do bandeirante Fernão Dias Pais. 
(Ela canta)

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar


Ai, que bom que isso é meu Deus

Que frio que me dá o encontro desse olhar


Mas se a luz dos olhos teus

Resiste aos olhos meus

Só pra me provocar


Meu amor juro por Deus

Me sinto incendiar


(Ele canta)

Meu amor juro por Deus

Que a luz dos olhos meus

Já não pode esperar


Quero a luz dos olhos meus

Na luz dos olhos teus

Sem mais la ra ra ra...


Pela luz dos olhos teus

Eu acho meu amor que só se pode achar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar


( La ra ri ra ra ra...)

( La ra ri ra ra ra...)


(Os dois cantam)

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar


Ai, que bom que isso é meu Deus

Que frio que me dá o encontro desse olhar


Mas se a luz dos olhos teus

Resiste aos olhos meus

Só pra me provocar


Meu amor juro por Deus

Me sinto incendiar


Meu amor juro por Deus

Que a luz dos olhos meus

Já não pode esperar


Quero a luz dos olhos meus

Na luz dos olhos teus

Sem mais la ra ra ra...


Pela luz dos olhos teus

Eu acho meu amor e só se pode achar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar


Precisa se casar, precisa se casar (repete até o fim).

0 comentários:

Postar um comentário