CAETANO - MEU BEM, MEU MAL

, , Sem Comentários
MEU BEM, MEU MAL
CAETANO
COMPOSITOR: CAETANO VELOSO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CORES, NOMES
GRAVADORA: PHILIPD RECORD
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1982

Caetano Emanuel Viana Telles Veloso (pronúncia Português: [kaetɐnu emanuɛw viɐnɐ tɛlis velozu]; nascido 7 de agosto de 1942) é um brasileiro compositor, cantor, guitarrista, escritor e ativista político. Veloso ficou conhecido pela primeira vez por sua participação no movimento musical brasileiro Tropicalismo, que abrangia teatro, poesia e música na década de 1960, no início da ditadura militar brasileira. Ele permaneceu uma influência criativa constante e artista e compositor best-seller desde então. Veloso ganhou nove prêmios Grammy Latino e dois prêmios Grammy. Em 14 de novembro de 2012, Veloso foi homenageado como Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação.
Veloso foi um dos sete filhos nascidos na família de José Telles Velloso e de Claudionor Viana Telles Veloso (Dona Canô), dona de casa. Ele nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, estado da região leste do Brasil, mas mudou-se para Salvador, a capital do estado, como estudante universitário em meados da década de 1960. Logo depois, Veloso ganhou um concurso de música e assinou com sua primeira gravadora. Ele se tornou um dos fundadores do Tropicalismo com um grupo de vários outros músicos e artistas - inclusive sua irmã Maria Bethânia - no mesmo período. No entanto, o governo brasileiro da época viu a música e a ação política de Veloso como ameaçadoras, e ele foi preso, junto com o também músico Gilberto Gil, em 1969. Os dois acabaram sendo exilados do Brasil e foram para Londres, onde moraram por dois anos. Em 1972, Veloso voltou ao seu país e voltou a gravar e se apresentar. Posteriormente, ele se tornou popular fora do Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
Cores, Nomes  é um álbum de 1982 do músico  brasileiro Caetano Veloso. Assemelha-se ao álbum M Outras Palavras, de 1981.
As faixas "Um canto de afoxé para o Bloco do Ilê" e "Queixa" integram a coleção Beleza Tropical de 1989, composta por David Byrne.
Você é meu caminho
Meu vinho, meu vício
Desde o início estava você

Meu bálsamo benigno
Meu signo, meu guru
Porto seguro onde eu vou ter

Meu mar e minha mãe
Meu medo e meu champanhe
Visão do espaço sideral

Onde o que eu sou se afoga
Meu fumo e minha ioga
Você é minha droga

Paixão e carnaval
Meu zen, meu bem, meu mal.

0 comentários:

Postar um comentário