GILBERTO GIL - A NOVIDADE

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A NOVIDADE
GILBERTO GIL
COMPOSITORES: BI RIBEIRO; GILBERTO GIL; HERBERT VIANNA & JOAO BARONE
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ACOUSTIC
GRAVADORA: ATLANTIC RECORDS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1994

Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido como Gilberto Gil GCIH (Salvador, 26 de junho de 1942), é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e político brasileiro, conhecido por sua contribuição na música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammys Americano, Grammy Latino e galardeado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito(1997). Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela UNESCO.
Gil foi também embaixador da ONU para a agricultura e alimentação e ministro da Cultura do Brasil(2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco e reggae.
Gil é tenor, mas canta no registro de barítono ou falsete, com letras e/ou sílabas dispersas. Suas letras são sobre assuntos que vão da filosofia à religião, contos populares e jogo de palavras. O estilo musical de Gil incorpora uma ampla gama de influências. A primeira música a que ele foi exposto incluiu The Beatles e artistas de rua em várias áreas metropolitanas da Bahia. Durante seus primeiros anos como músico, Gil se apresentou principalmente em uma mistura de estilos tradicionais brasileiros com ritmos de duas etapas, como baião e samba. Ele afirma que "Minha primeira fase foi de formas tradicionais. Nada experimental. Caetano [Veloso] e eu seguimos a tradição de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, combinando samba com música nordestina". O crítico de música americano Robert Christgau disse que, juntamente com Jorge Ben, Gil estava "sempre pronto para ir mais longe do que os outros gênios do samba/bossa".
Como um dos pioneiros da tropicália, influências de gêneros como rock e punk têm sido difundidas em suas gravações, assim como nas de outras estrelas do período, incluindo Caetano Veloso e Tom Zé. O interesse de Gil pela música baseada no blues do pioneiro do rock psicodélico Jimi Hendrix, em particular, foi descrito por Veloso como tendo "consequências extremamente importantes para a música brasileira". Veloso também observou a influência do guitarrista e cantor brasileiro Jorge Ben no estilo musical de Gil, juntamente com o da música tradicional. Após o auge da tropicália na década de 1960, Gil tornou-se cada vez mais interessado na cultura negra, particularmente no gênero musical jamaicano reggae. Ele descreveu o gênero como "uma forma de democratizar, internacionalizar, falar uma nova língua, uma forma heideggeriana de transmitir mensagens fundamentais".
Visitando Lagos, na Nigéria, em 1976 para o Festival de Cultura Africana (FESTAC), Gil conheceu os músicos Fela Kuti e Stevie Wonder. Ele se inspirou na música africana e depois integrou alguns dos estilos que ouvira em África, como juju e highlife, em suas próprias gravações. Um dos mais famosos destes registros de influência africana foi de 1977 álbum Refavela, que incluiu "No Norte da Saudade", uma canção fortemente influenciado pelo reggae. Quando Gil voltou ao Brasil após o asilo, ele se concentrou na cultura afro-brasileira, tornando-se membro do grupo Afoxé de Carnaval Filhos de Gandhy.
Por outro lado, seu repertório musical dos anos 80 apresentou um desenvolvimento crescente de tendências de dança, como disco e soul, bem como a incorporação anterior de rock e punk. No entanto, Gil diz que seu álbum de 1994, Acústico MTV, não era uma direção tão nova, como ele já havia se apresentado desconectado de Caetano Veloso. Ele descreve o método de tocar como mais fácil do que outros tipos de apresentação, pois a energia do toque acústico é simples e influenciada por suas raízes. Gil foi criticado por um envolvimento conflitante na música brasileira autêntica e na arena musical mundial. Ele teve que seguir uma linha tênue, permanecendo simultaneamente fiel aos estilos tradicionais da Bahia e se envolvendo com os mercados comerciais. Os ouvintes na Bahia têm aceitado muito mais sua mistura de estilos musicais, enquanto os do sudeste do Brasil se sentem em desacordo com isso.
Uh uh uh uh uh.... aaaaah!

A novidade veio dar à praia
Na qualidade rara de sereia
Metade, o busto de uma deusa maia
Metade, um grande rabo de baleia

A novidade era o máximo
Do paradoxo estendido na areia
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total

E a novidade que seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo tão medonho
Ali naquela praia, ali na areia

A novidade era a guerra
Entre o feliz poeta e o esfomeado
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total.
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Gilberto Gil


Tom: A
[Intro]  A  Bm  A  Bm  A  Bm  A  Bm
         
A       Bm        A     Bm   
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh        
 A       Bm        A    Bm
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh

   A                    Bm        A                  Bm
A novidade veio dar à praia, na qualidade rara de sereia
   A                   Bm    A                      Bm
Metade o busto de uma deusa Maia, metade um grande rabo de baleia
   A              Bm               A              Bm
A novidade era o máximo,   do paradoxo estendido na areia
                       A         Bm
Alguns a desejar seus beijos de deusa
              A             Bm
Alguns a desejar seu rabo pra ceia

C#m7            D7M    E7M/C#         D7M   E7M/C#    Bm7  E
   Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô   ô ô ô
C#m7               D7M     E7M/C#         D7M     E7M/C#  Bm7   E
   De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô   ô ô ô

     A            Bm       A                  Bm
E a novidade que seria um sonho, o milagre risonho da sereia
 A                      Bm      A                       Bm
Virava um pesadelo tão medonho, ali naquela praia, ali na areia
     A             Bm                     A          Bm
A novidade era a guerra   entre o feliz poeta e o esfomeado
         A         Bm                    A              Bm
Estraçalhando uma sereia bonita, despedaçando o sonho pra cada lado

C#m7            D7M    E7M/C#         D7M   E7M/C#    Bm7  E
   Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô   ô ô ô
C#m7               D7M     E7M/C#         D7M     E7M/C#  Bm7   E
   De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô   ô ô ô

A       Bm        A     Bm   
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh        
 A       Bm        A    Bm
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh
  • A
    123
    X02220
  • Bm
    234
    X24432
  • Bm7
    34
    X24232
  • C#m7
    34
    X46454
  • D7M
    123
    XX0222
  • E
    123
    022100

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