A
NOVIDADE
GILBERTO
GIL
COMPOSITORES:
BI RIBEIRO; GILBERTO GIL; HERBERT VIANNA & JOAO BARONE
PAÍS:
BRASIL
ÁLBUM: ACOUSTIC
GRAVADORA:
ATLANTIC RECORDS
GÊNERO:
M. P. B.
ANO: 1994
Gilberto
Passos Gil Moreira, conhecido como Gilberto Gil GCIH (Salvador,
26 de junho
de 1942),
é um cantor, compositor,
multi-instrumentista, produtor
musical e político brasileiro, conhecido por sua contribuição na
música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammys
Americano, Grammy Latino e galardeado pelo governo
francês com a Ordem Nacional do Mérito(1997).
Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela UNESCO.
Gil
foi também embaixador
da ONU
para a agricultura e
alimentação e ministro da Cultura do
Brasil(2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama
eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco
e reggae.
Gil
é tenor,
mas canta no registro de barítono ou falsete, com letras e/ou sílabas dispersas. Suas letras são
sobre assuntos que vão da filosofia à religião,
contos populares e jogo de palavras. O estilo musical de Gil
incorpora uma ampla gama de influências. A primeira música a que ele foi
exposto incluiu The Beatles e artistas de rua em várias áreas
metropolitanas da Bahia. Durante seus primeiros anos como músico, Gil se
apresentou principalmente em uma mistura de estilos tradicionais brasileiros
com ritmos de duas etapas, como baião e samba. Ele afirma que
"Minha primeira fase foi de formas tradicionais. Nada experimental.
Caetano [Veloso] e eu seguimos a tradição de Luiz Gonzaga
e Jackson do Pandeiro, combinando samba com
música nordestina". O crítico de música americano Robert
Christgau disse que, juntamente com Jorge Ben,
Gil estava "sempre pronto para ir mais longe do que os outros gênios do
samba/bossa".
Como
um dos pioneiros da tropicália, influências de gêneros como rock e punk
têm sido difundidas em suas gravações, assim como nas de outras estrelas do
período, incluindo Caetano Veloso e Tom Zé.
O interesse de Gil pela música baseada no blues do pioneiro do rock psicodélico Jimi Hendrix,
em particular, foi descrito por Veloso como tendo "consequências
extremamente importantes para a música brasileira". Veloso também observou
a influência do guitarrista e cantor brasileiro Jorge Ben
no estilo musical de Gil, juntamente com o da música tradicional. Após o auge
da tropicália na década de 1960, Gil tornou-se cada vez mais interessado na
cultura negra, particularmente no gênero musical jamaicano reggae.
Ele descreveu o gênero como "uma forma de democratizar, internacionalizar,
falar uma nova língua, uma forma heideggeriana de transmitir mensagens
fundamentais".
Visitando
Lagos,
na Nigéria, em 1976 para o Festival de Cultura Africana (FESTAC), Gil conheceu
os músicos Fela Kuti
e Stevie Wonder.
Ele se inspirou na música africana e depois integrou alguns dos estilos que
ouvira em África, como juju
e highlife,
em suas próprias gravações. Um dos mais famosos destes registros de influência
africana foi de 1977 álbum Refavela, que incluiu "No Norte da Saudade", uma
canção fortemente influenciado pelo reggae. Quando Gil voltou ao Brasil após o
asilo, ele se concentrou na cultura afro-brasileira, tornando-se membro do
grupo Afoxé de Carnaval Filhos de
Gandhy.
Por
outro lado, seu repertório musical dos anos 80 apresentou um desenvolvimento
crescente de tendências de dança, como disco
e soul,
bem como a incorporação anterior de rock e punk. No entanto, Gil diz que seu
álbum de 1994, Acústico MTV, não era uma
direção tão nova, como ele já havia se apresentado desconectado de Caetano
Veloso. Ele descreve o método de tocar como mais fácil do que outros tipos de
apresentação, pois a energia do toque acústico é simples e influenciada por
suas raízes. Gil foi criticado por um envolvimento conflitante na música
brasileira autêntica e na arena musical mundial. Ele teve que seguir uma linha
tênue, permanecendo simultaneamente fiel aos estilos tradicionais da Bahia e se
envolvendo com os mercados comerciais. Os ouvintes na Bahia têm aceitado muito
mais sua mistura de estilos musicais, enquanto os do sudeste do Brasil se
sentem em desacordo com isso.
Uh uh uh uh
uh.... aaaaah!
A novidade veio dar à
praia
Na qualidade rara de
sereia
Metade, o busto de
uma deusa maia
Metade, um grande
rabo de baleia
A novidade era o máximo
Do paradoxo estendido
na areia
Alguns a desejar seus
beijos de deusa
Outros a desejar seu
rabo pra ceia
Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este
carnaval
Do outro a fome total
E a novidade que
seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo
tão medonho
Ali naquela praia,
ali na areia
A novidade era a
guerra
Entre o feliz poeta e
o esfomeado
Estraçalhando uma
sereia bonita
Despedaçando o sonho
pra cada lado
Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este
carnaval
Do outro a fome total.
Gilberto Gil
Tom: A
[Intro] A Bm A Bm A Bm A Bm A Bm A Bm Uh-uuuuuuhh ah-ahhhh A Bm A Bm Uh-uuuuuuhh ah-ahhhh A Bm A Bm A novidade veio dar à praia, na qualidade rara de sereia A Bm A Bm Metade o busto de uma deusa Maia, metade um grande rabo de baleia A Bm A Bm A novidade era o máximo, do paradoxo estendido na areia A Bm Alguns a desejar seus beijos de deusa A Bm Alguns a desejar seu rabo pra ceia C#m7 D7M E7M/C# D7M E7M/C# Bm7 E Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô ô ô ô C#m7 D7M E7M/C# D7M E7M/C# Bm7 E De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô ô ô ô A Bm A Bm E a novidade que seria um sonho, o milagre risonho da sereia A Bm A Bm Virava um pesadelo tão medonho, ali naquela praia, ali na areia A Bm A Bm A novidade era a guerra entre o feliz poeta e o esfomeado A Bm A Bm Estraçalhando uma sereia bonita, despedaçando o sonho pra cada lado C#m7 D7M E7M/C# D7M E7M/C# Bm7 E Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô ô ô ô C#m7 D7M E7M/C# D7M E7M/C# Bm7 E De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô ô ô ô A Bm A Bm Uh-uuuuuuhh ah-ahhhh A Bm A Bm Uh-uuuuuuhh ah-ahhhh
- A
123 - Bm
234 - Bm7
34 - C#m7
4ª34 - D7M
123 - E
123
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