IVON CURY - SETE MENTIRAS

, , Sem Comentários
SETE MENTIRAS
IVON CURY
COMPOSITOR: ZÉ DA ZILDA
PAÍSD: BRASIL
ÁLBUM: PARA OUVIR SORRINDO
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: MARCHINHA
ANO: 1959

Ivo José Curi, conhecido como Ivon Curi, (Caxambu, 5 de junho de 1928 — Rio de Janeiro, 24 de junho de 1995) foi um cantor, compositor e ator brasileiro.
Passou a infância e parte da adolescência em sua cidade natal. Era filho de José Kalil Curi e de Maria Curi, e irmão do famoso locutor esportivo Jorge Curi e do locutor noticiarista Alberto Curi, ambos também falecidos. Foi batizado na Igreja Matriz de Caxambu, em 29 de março de 1929, pelo monsenhor José João de Deus, tendo como padrinhos Assad Safade e sua irmã mais velha, Jenny Curi, a qual passaria a criá-lo depois da morte de sua mãe, em 1936 No início dos anos 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou inicialmente na Pan American Airlines em terra.
Iniciou sua carreira artística como cantor em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, do Hotel Copacabana Palace.
Notabilizou-se também por suas participações como ator e cantor em inúmeras chanchadas da Atlântida durante a década de 1950.
Em 1960, gravou, ao lado de Elizeth Cardoso, um jingle para a campanha vice-presidencial de João Goulart.
Em 1966, participou do programa Adoráveis Trapalhões com Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.
Na década de 1980 foi homenageado pelo diretor Ivan Cardoso em As Sete Vampiras e O Escorpião Escarlate, filmes nos quais reproduz o seu tipo aristocrático e abobalhado dos tempos de Atlântida. Também foi o proprietário do Karaokê CANJA, no Leblon, próximo à Lagoa Rodrigo Freitas.
Seu último personagem em televisão foi o gaúcho Gaudêncio da Escolinha do Professor Raimundo.
Ivon Curi morreu aos 67 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro devido à falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória, em 24 de junho de 1995. Casado com Ivone Curi, deixou quatro filhos, Ivana, Ivan, Ivna e Ivo.
Sete vezes fui amado
Todas sete eu endoidei
Sete vezes fui casado
Sete amores eu matei
Roda morena
Sete amores eu matei
Sete vezes fui à forca
Sete cordas rebentei

Sete vezes fui à guerra
Sete barcos eu afundei
Briguei com sete nações
Todas sete derrotei
Roda morena
Todas sete eu derrotei
Sete balas na canela
Foi o prêmio que ganhei

Eu tive sete fazendas
Dinheiro em quantidade
Fui prefeito sete vezes
Governei sete cidades
Roda morena
Governei sete cidades
Nãoachei quem duvidasse
Da minha honestidade

Se alguém tiver duvidando
Da minha honestidade
Pode ver que está pecando
Pra santíssima Trindade
Roda morena
Pra santíssima Trindade
Eu só prego uma mentira
Se houver necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário