HERMES DE AQUINO - NUVEM PASSAGEIRA

, , Sem Comentários
NUVEM PASSAGEIRA
HERMES DE AQUINO
COMPOSITOR: HERMES DE AQUINO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: DESENCONTRO DE PRIMAVERA
GRAVADORA: DISCOBERTAS
GÊNERO:
ANO: 1977

PENSAMENTO:
Uma andorinha, no céu, passou e disse
Que o amor que eu tinha foi-se embora
Ai, desacerto que cruza nossas vidas tão normais
É solidão que já vem,
É alegria que vai

Hermes Aquino (Rio Grande, 21 de maio de 1949) é um publicitário, poeta, compositor, violonista e cantor brasileiro.
Era um dos raros representantes gaúchos do tropicalismo. Você Gosta?, parceria com Tom Zé, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969. Planador, parceria com sua prima Laís Marques, foi gravado pelo Liverpool e pelo grupo carioca Os Brazões.
Para o IV Festival Internacional da Canção, em 1969, escreveu duas canções. Sala de Espera em co-autoria com Laís que foi defendida por ela (mais tarde foi regravada pelo grupo O Bando) e Flash que foi o seu primeiro sucesso como intérprete.
Em 1976 estoura com Nuvem Passageira que foi tema da novela O Casarão e se tornou um enorme sucesso desse ano. A canção foi apresentada numa das edições do programa Fantástico, da Rede Globo, num clipe filmado no calçadão da Praia de Copacabana.
Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, "Desencontro de Primavera" em 1977, pelo selo Tapecar, com temas como Longas Conversas, Desencontro de Primavera (incluído também na trilha da novela "Locomotivas") e Bola Louca E Colorida.
O tema "Nuvem Passageira" foi um grande sucesso em Portugal no ano de 1978 quando ocorreu a exibição da novela "O Casarão". Nesse ano mudou-se para a gravadora Capitol, que lançou seu segundo LP, "Santa Maria", com canções como Santa Maria (também na trilha de "A Sucessora"), Chuva de Verão e Senhorita (na novela "Pecado Rasgado"). Desentendeu-se com a gravadora e o LP não repetiu o sucesso do anterior.
Regressou à sua terra natal. Foi programador musical da Rádio Continental na cidade de Porto Alegre, e compositor de jingles no Rio Grande do Sul.
Os álbuns "Desencontro de Primavera" (1977) e "Santa Maria" (1978) foram reeditados em 2014 pelo selo Discobertas.
Nuvem Passageira
A música foi composta para a mãe de seus dois filhos, um casal de gêmeos, cuja paternidade Hermes ainda não reconheceu.
Apesar de não ser o único sucesso é o mais marcante e existem várias regravações de Nuvem Passageira.
Em 1976 a cantora paraguaia Perla grava a canção em seu LP Palavras de Amor (1976)
Em 2000, a banda Karnak regravou a canção no álbum Estamos Adorando Tóquio.
A famosa dupla gaúcha Kleiton e Kledir gravou a canção no álbum "Clássicos do Sul", de 1999.
Em 2008, O cantor Tunai registrou a canção no DVD Um Barzinho, um Violão - Novela 70.
Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii declarou há alguns anos num programa de uma rádio gaúcha a admiração do grupo pela música.
Em uma entrevista em 2010, Tom Zé afirmou que gostaria de ter sido o compositor dessa canção.
As bandas Ornitorrincos e Renegades Of Punk lançaram em 2014 um split-cd em que ambas as bandas interpretaram versões do tema "Nuvem Passageira" .
Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois esta pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

A lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito.

0 comentários:

Postar um comentário