CARMEM MIRANDA - DISSO É DO QUE GOSTO

, , Sem Comentários

DISSO É QUE EU GOSTO

CARMEM MIRANDA
COMPOSITOR: VICENTE PAIVA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: DISSO É QUER EU GOSTO
GRAVADORA:EMI - ODEON
GENERO: SAMBA
ANO: 1985
 
        Carmen Miranda GOIH OMC  (nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha; Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909Beverly Hills, 5 de agosto de 1955) foi uma cantora, dançarina, e atriz brasileira, nascida em Portugal. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Foi considerada pela revista Rolling Stone como a 15ª maior voz da música brasileira, sendo um ícone e símbolo internacional do Brasil no exterior. É irmã da atriz e cantora Aurora Miranda.
       Apelidada de "Brazilian Bombshell", Miranda é conhecida por seus exóticos figurinos e chapéu com frutas que ela costumava usar em seus filmes estadunidenses, que fez deles sua marca registrada. Ainda jovem, ela aprendeu a fazer chapéus em uma boutique antes de gravar seu primeiro álbum com o compositor Josué de Barros em 1929. A gravação de Ta-hí (Pra Você Gostar De Mim), escrita por Joubert de Carvalho, a levou ao estrelato no Brasil como a principal intérprete do samba na década de 1930. Na época ela se tornou a primeira artista a assinar um contrato de trabalho com uma emissora de rádio no país.
          Seu crescente sucesso na indústria fonográfica lhe garantiu um lugar nos primeiros filmes sonoros lançados nos anos 1930. Carmen Miranda participou de cinco musicais carnavalescos lançados nesse período como Alô, Alô, Brasil (1935) e Alô, Alô, Carnaval (1936). Em 1939, ela apareceu pela primeira vez caracterizada de baiana, personagem que a lançou internacionalmente, no filme Banana da Terra, dirigido por Ruy Costa. O musical apresentava clássicos como O que é que a baiana tem?, que lançou Dorival Caymmi no cinema. 
Eu não frequento "music-halls" nem chás-dançantes
Futebol não me interessa, nas corridas não aposto
Mas uma casa com varanda na Tijuca
Isso sim fico maluca... disso é que eu gosto!
 
Eu não suporto costeletas nem bigode
No cinema nem por sombra a barbados eu me encosto
Mas se souber que o cabra tem um Cadillac
Pode vir de cavanhaque... ah! disso é que eu gosto!
 
Não sou cantora nem pretendo ir p'ro Scala
Não sou soprano-ligeiro porque a voz eu não emposto
Eu sou do samba e quando o samba é ritmado
Aí me espalho um bocado... ah! disso é que eu gosto!
 
Para nadar eu dentro d'água sou um prego
De maiô não vou à praia porque ao sol nunca me tosto
Mas se disserem que no fundo da baía tem 10 peles de 500
"Brucutu" e é de cabeça! Porque... disso é que eu gosto!

0 comentários:

Postar um comentário