MAYSA - FRANQUEZA

, , Sem Comentários
FRANQUEZA
MAYSA
COMPOSITORES: DENIS BREAN & OSVALDO GUILHERME
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: MAYSA/LP
GRAVADORA: RGE
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1975

Maysa é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora brasileira de mesmo nome, lançado em 1957 em formato de LP de 10 polegadas pela RGE e o primeiro dos seus álbuns epônimos. O álbum foi relançado em CD no Japão pela gravadora Bomba Records Japan e em 2006 a Som Livre lançou um CD da coleção "RGE Clássicos" contendo este e o primeiro álbum da cantora.
"Franqueza", composta pelo amigo do pai de Maysa, Denis Brean e por Osvaldo Guilherme, fora lançada por Nora Ney no mesmo ano, no também segundo álbum da cantora. A versão de Maysa contém a instrumental quase idêntica à da versão original, porém sua interpretação teve mais sucesso. Maysa também lançou "Franqueza" no ano seguinte em um 78rpm junto com a canção "Por Causa de Você" do álbum seguinte. As canções "Conselho" e "Raízes", também da dupla de compositores, foram gravadas por Maysa em 1958 e 1961 respectivamente, além de "Louca de Saudade", só de Denis, em 1962.
A faixa "Segredo", composta por Fernando César, foi primeiramente lançada no mesmo disco 78rpm de "Ouça". A canção, que contém uma letra romântica sobre um amor ainda não declarado por causa da timidez do casal, foi a primeira gravação de Maysa somente como intérprete. Também teve sua primeira gravação realizada por Maysa. No ano seguinte ganhou versões de Agostinho dos Santos e de Sylvia Telles. Maysa também gravou "A Noite de Nós Dois" em 1959, "Noite Chuvosa" e "Um Novo Céu em 1960, todas também do compositor.
Além de "Ouça", há mais duas canções compostas por Maysa no álbum. "Escuta, Noel" e "O Quê" lançadas primeiro em um 78rpm, trazem nas letras temas bem diferentes. Em "Escuta, Noel" Maysa homenageia o compositor Noel Rosa e ao mesmo tempo crItica o samba da época em que ela vivia. Já em "O Quê", a famosa Maysa da música de fossa aparece, ao lado de um piano expressivo, angustiada na busca de algo que ainda não sabe o que é, e pessimista quanto ao momento em que encontrará o que procura. No ano seguinte Maysa entrega a canção à amiga Nora Ney para o terceiro álbum desta.
Neste álbum Maysa também mostrou pela primeira vez sua habilidade em cantar canções estrangeiras através de "To the Ends of the Earth" em Inglês e "Un Jour Tu Verras" em Francês. Essas foram as únicas canções no álbum que não foram lançadas também em discos 78rpm. A primeira, composta pelos irmãos Sherman, foi sucesso internacional no ano anterior por Nat King Cole e lançada também em 1957 pelo cantor brasileiro Almir Ribeiro, porém em uma versão em Português, chamada "Pra Bem Longe de Ti" e escrita por Nelson Figueiredo. A segunda canção é um dos clássicos da música francesa, símbolo da Paris pós guerra. "Un Jour Tu Verras" foi lançada em 1954 por Marcel Mouloudji no filme Secrets D’alcôve e deu bastante reconhecimento ao artista. Com uma mensagem positiva e esperançosa, a canção francesa fecha o álbum.
Você passa por mim e não olha
Como coisa, que eu fosse ninguém
Com certeza você já esqueceu
Que em meus braços já chorou também

Eu não ligo, porém, ao seu modo
Isto é próprio de quem é infeliz
Quer mostrar que não sente saudade
De um passado que foi tão feliz

Se eu quisesse eu podia dizer
Tudo, tudo que houve entre nós
Mas pra que destruir seu orgulho
Se eu até já esqueci sua voz

De uma coisa eu tenho certeza
Foi o tempo quem me confirmou
Seus melhores momentos na vida
Nos meus braços você desfrutou.

0 comentários:

Postar um comentário