MORAES MOREIRA - AS ABELHAS

, , Sem Comentários
AS ABELHAS
MORAES MOREIRA
COMPOSITOR: VINÍCIUS DE MORAES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ARCA DE NOÉ Nº 1
GRAVADORA: ARIOLA RECORDS
GÊNERO: POP
ANO: 1980

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980), foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo(mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.
Vinicius para Crianças - Arca de Noé foi um programa de televisão brasileiro dirigido por Evaldo Rui, baseado no álbum A Arca de Noé de Vinicius de Moraes.
Com direção-geral de Augusto César Vannucci o musical foi ao ar originalmente em 10 de outubro de 1980 na Rede Globo. Foi o primeiro programa da TV brasileira a ganhar um prêmio Emmy.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Vinicius começou a se tornar prestigiado com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950 - época em que conheceu o maestro Tom Jobim(um de seus grandes parceiros)-quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Na década seguinte, Vinicius de Moraes viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria. Foram firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.
Na década de 1970, já consagrado e com um novo parceiro, o violonista Toquinho, Vinicius seguiu lançando álbuns e livros de grande sucesso.
Na noite de 8 de julho de 1980, acertando detalhes com Toquinho sobre as canções do álbum "Arca de Noé", Vinicius alegou cansaço e que precisava tomar um banho. Na madrugada do dia seguinte Vinicius foi acordado pela empregada, que o encontrara na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho, que estava dormindo, acordou e tentou socorrê-lo, seguido por Gilda Mattoso (última esposa do poeta), mas não houve tempo e Vinicius de Moraes morreu pela manhã.
A abelha mestra
E as abelinhas
Estão todas prontinhas
P’ra ir para a festa

(Refrão)
Que zumi, que zumi
Lá vão p’ro jardim
Brincar com a cravina
Roçar com o jasmin

Da rosa p’ro cravo
Do cravo p’ra rosa
Da rosa p’ro favo
E de volta p'ra rosa

Venham ver como dão mel as abelhas do céu (4x)

A abelha rainha
Está sempre cansada
Engorda a pancinha
E não faz mais nada.

0 comentários:

Postar um comentário