MARIZA - Ó GENTE DA MINHA TERRA

, , Sem Comentários
Ó GENTE DA MINHA TERRA
MARIZA
COMPOSITOR: AMÁLIA RODRIGUES & TIAGO MACHADO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: FADO EM MIM
GRAVADORA: WORLD CONNECTION
GÊNERO: FADO
ANO: 2001

Ó Gente da Minha Terra (Ó Gente da Minha Terra), é um fado original de Mariza musicado para a própria por Tiago Machado com poema de Amália Rodrigues.
A música integra o álbum de Mariza Fado em Mim, e foi o primeiro single da intérprete, musicada por Tiago Machado. Ao actuar no Late Show with David Letterman cantando este fado, foi vista por cerca de 23 milhões de espectadores só nos Estados Unidos da América. Outro dos momentos altos da carreira da fadista foi quando interpretou esta música para uma assistência de 25000 pessoas nos jardins da Torre de Belém, actuação pertencente ao álbum Concerto em Lisboa e que lhe valeu uma nomeação para um Grammy Latino.
Tanto a voz de Mariza como a escrita de Amália, ficaram imortalizados no filme de Carlos Saura, Fados.
Fado em Mim é o nome do álbum de estreia da fadista portuguesa Mariza. As fotografias da capa e antecapa são da autoria de Eduardo Mota, o vestido negro e a maquilhagem feitas por João Rôlo e o cabelo penteado por Eduardo Beauté. A produzi-lo, Mariza teve encarregues Tiago Machado e Jorge Fernando. Tiago Machado fez os arranjos de várias músicas, entre elas o single Ó gente da minha terra. Jorge Fernando escreveu a letra de Chuva, música que obteve sucesso na voz de Mariza.

É meu e vosso este fado
Destino que nos amarra
Por mais que seja negado
Às cordas de uma guitarra

Sempre que se ouve um gemido
Numa guitarra a cantar
Fica-se logo perdido
Com vontade de chorar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que a recebi

E pareceria ternura
Se eu me deixasse embalar
Era maior a amargura
Menos triste o meu cantar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago

Foi de vós que a recebi.

0 comentários:

Postar um comentário