RUI VELOSO - BAILE DA PAROQUIA

, , Sem Comentários
BAILE DA PAROQUIA
RUI VELOSO
COMPOSITOR: RUI VELOSO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: Mingos & Os Samurais
GRAVADORA: EMI
GÊNERO: ROCK AND ROLL
ANO: 1990

Nascido em Lisboa, mas criado desde os três meses de idade no Porto, é filho do engenheiro Aureliano Capelo Veloso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. É igualmente sobrinho paterno do General Pires Veloso, ex-governador de São Tomé e Príncipe.
Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por B. B. King e Eric Clapton, e lançou, com 23 anos, o álbum que o projectou no panorama da música nacional, Ar de Rock. Dele fazia parte o tema Chico Fininho que levou a um "boom" na música cantada em português.
Em 1986 foi lançado um álbum que incluía temas como Porto Covo, Beirâ, Negro do Rádio de Pilhas e Porto Sentido. Logo de seguir é editado o álbum Ao Vivo.
Mingos & Os Samurais é o quinto álbum de estúdio do cantor Rui Veloso, lançado em 1990. Um dos casos de maior sucesso comercial da música portuguesa (200 mil discos vendidos), o disco narra musicalmente a história de uma pequena banda de província das décadas de 60 e 70 do século XX.
"Não há estrelas no céu" e "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" foram duas das canções mais populares nos anos de 1990 e 1991.
O disco esteve 24 semanas em 1ºlugar no top de vendas de álbuns em Portugal e Rui Veloso venceu o prémio Best selling Artist no Midem. O disco foi galardoado com 7 discos de platina (7 x 20000 discos duplos, cerca de 140.000 discos).
Em Novembro de 2010 foi reeditado com a inclusão de um DVD com um dos concertos de apresentação do disco.


Fui ao baile da paróquia
Por alturas do São Pedro
Levei a minha lambreta
E o meu velho blusão negro.

Pus calças americanas
Usadas e muito justas
Calcei botas alentejanas
E cosi um dragão nas costas.

Punham só Gianni Morandi
Nelson Ned e Marissol
Fui ter com o disco-joca
E encomendei rock and roll.

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...

Fui buscar a paroquiana
mais bela da diocese
Era tão pura e singela
Que até dava catequese.

Ensinei-lhe a dançar shake
Pus a pista em alvoroço
Quando fomos dançar slow
A bela não me deu roço

Puxei-lhe o braço com força
Fiz uma cena de macho
Estavam lá os irmãos dela
Levei um arraial de facho.

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...

Vim de lá feito num oito
Com a poupa esfrangalhada
E nem me valeu de nada
Dizer que era baterista
Já ninguém mais tem respeito
Pelos excessos de um artista! - Bis

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia

La prós lados de Valbom...

0 comentários:

Postar um comentário